Responsabilidade social corporativa: como melhorar a imagem da sua empresa

A responsabilidade social corporativa tem se tornado uma questão imediata. Sendo fortemente cobrada das empresas, essa postura ética essencial chega para, além de agradar clientes, parceiros e investidores, também se esforçar em reduzir os impactos das ações das empresas sobre o meio ambiente e a comunidade local.E não é para menos, o tema tem virado uma questão séria no mundo inteiro. Por isso mesmo, esse aspecto é cada vez mais valorizado por investidores e consumidores dentro do mercado global. Para atender seus públicos, as empresas devem desenvolver ações que enalteçam a sua preocupação com responsabilidade social.M as como fazer isso? E o que é, de fato, ser socialmente responsável?

O que é responsabilidade social corporativa?

A responsabilidade social corporativa é o compromisso contínuo de uma empresa em manter comportamentos éticos, que estejam alinhados com o desenvolvimento econômico e, ao mesmo tempo, ajudem a melhorar a qualidade de vida da sociedade por meio de estratégias e ações relacionadas ao seu ambiente de negócios.

De forma resumida, podemos dizer que é a ética na condução dos negócios, expressa em suas ações de forma duradoura e em longo prazo. Essa preocupação diz que a empresa está voluntariamente comprometida com o desenvolvimento da sociedade e a preservação do meio ambiente. Isso faz com que elabore estratégias para atender às necessidades dos seus grupos de interesse e mantenha formas de verificação de resultados e de comunicação da eficácia dessas ações.

Toda organização está inserida em um ambiente. E não está isolada. Dessa forma, interage com fornecedores, clientes, comunidade, parceiros, meio ambiente, governos, entre outros agentes, direta ou indiretamente interessados em suas ações. Nessa troca de interesses, produtos e serviços, materiais e recursos financeiros, ela tem perdas e ganhos. Quanto mais prejudicado estiver o meio em que a empresa faz parte, mais difíceis serão as suas interações com o ambiente.

Ou seja, as boas condições para a sociedade e para o meio ambiente como um todo refletem em mais e melhores oportunidades de negócio. Portanto, uma empresa que cria ações de responsabilidade social e ambiental promove um espaço muito mais saudável para trocas de experiências em meio aos seus negócios.

Quais os princípios da responsabilidade social corporativa?

A responsabilidade social corporativa segue regras fundamentais que regem o comportamento das empresas e vão ao encontro das expectativas dos clientes e grupos de interesses. São 6 os princípios básicos envolvidos:

  •  Transparência

A transparência indica que a empresa deve dar acesso a informações sobre seu comportamento social, por meio de relatórios direcionados aos seus grupos de interesse, elencando suas ações sociais corporativas e resultados. Essa prática chega para evitar o greenwashing, que era uma maneira para algumas empresas de ostentar uma conduta verde sem realmente se preocupar com ela.

  •  Materialidade

A materialidade nos diz que a empresa deve levar em conta as necessidades e expectativas de clientes, sócios e investidores em sua tomada de decisão. Isso deve ocorrer levando em consideração todas as dimensões da responsabilidade social corporativa nas suas atividades e analisando os impactos que elas trazem à sociedade, direta e indiretamente.

  •  Verificabilidade

Esse conceito diz que a atuação socialmente responsável de uma empresa deve se submeter a verificações externas, para alcançar credibilidade. Isso pode ser feito por meio de auditorias independentes. Novamente, evitando o greenwashing.

  •  Visão ampla

O conceito de sustentabilidade aplicado na empresa deve ser o mais amplo possível, contemplando impactos locais, regionais e globais de suas ações e tendo em mente, inclusive, a herança deixada para as futuras gerações.

  •  Melhoria contínua

A responsabilidade social está intimamente ligada à ideia de melhoria contínua, que é essencial para a sobrevivência da empresa em longo prazo. Tal resultado é possibilitado pela relação com o meio ambiente que a instituição estabelece, bem como pelo grupo social em que ela se insere.

  •  Natureza social da organização

Também é preciso pensar na visão da natureza social da empresa, e essa visão precisa prevalecer sobre seus aspectos técnicos e econômicos. Uma estratégia sólida de responsabilidade social garante que a empresa esteja alicerçada sobre sua natureza social e não apenas sobre interesses financeiros.

Qual a importância da responsabilidade social corporativa?

Uma empresa que adota uma postura socialmente responsável tem benefícios incalculáveis, que incluem melhorar sua reputação, aumentar o engajamento dos seus funcionários, atrair mais investidores, aumentar sua credibilidade no mercado e melhorar a satisfação de seus clientes.

Sobretudo em meio a momentos de crise como o que estamos vencendo, a responsabilidade social é essencial, pois compatibiliza as ações da empresa com o que a sociedade espera.

Se você observar ao redor, vai perceber que a sociedade, cada vez mais, avalia atentamente as práticas adotadas pelas empresas, exigindo delas condutas mais responsáveis. As empresas não são mais vistas como meras geradoras de lucro, mas como parte importante da estrutura social. Por isso, é tendência mundial que as instituições invistam em projetos sociais e adotem posturas mais sensíveis diante dos problemas da comunidade, além de passarem a assumir responsabilidade sobre os impactos que causam ao meio ambiente.

O avanço tecnológico trouxe um aumento de produtividade que fez crescer muito a competitividade entre as empresas. A responsabilidade social é também um poderoso diferencial competitivo para se manter no mercado, já que o consumidor procura por produtos e práticas alinhados à proteção ao meio ambiente e à sociedade.


Responsabilidade Social Das Empresas: A Dimensão Interna

Gestão dos recursos humanos: atrair novos trabalhadores qualificados, incluindo minorias.

Saúde e segurança no trabalho: promover a saúde de seus colaboradores, para além de obrigações legais.

Adaptação à mudança: mesmo com as rápidas mudanças globais recentes, levar em conta o interesse de todos os envolvidos em uma reestruturação dos negócios.

Gestão do impacto ambiental e dos recursos naturais: avaliar e reduzir o impacto ambiental do uso de recursos naturais pela empresa.

 

 

Responsabilidade Social Das Empresas: A Dimensão Externa

 

Comunidades locais: promover a boa integração da empresa com a comunidade em que está inserida.

Parceiros comerciais, fornecedores e consumidores: encontrar soluções para a boa relação entre os envolvidos.

Direitos Humanos: gerar um compromisso permanente com o cumprimento dos direitos humanos.

Preocupações ambientais globais: pensar globalmente as questões de cunho ambiental e avaliar como reduzir danos à natureza.

 

É importante compreender que uma organização que desenvolve planos e ações de responsabilidade social pode agir de maneira global ou pontual. Isso significa que mesmo pequenas e médias empresas podem contribuir com a sociedade, ainda que em causas mais específicas.

Toda empresa tem deveres legais que deve cumprir. Mas aquelas que pretendem se destacar em meio a um mercado tão competitivo, precisam ir além das obrigações.

Assim, as organizações vêm elaborando e colocando em prática ações de responsabilidade social. É um esforço que se materializa em ações diversas, como a inclusão social e a redução de impactos ambientais.

Como vimos neste artigo, a responsabilidade social é uma forma de a empresa proporcionar à comunidade da qual faz parte e a si mesma um ambiente melhor, tanto no presente quanto no futuro.